Nossa trajetória começou em 2019, quando um grupo de meninas se juntou para auxiliar a Juju, a pequena santacruzense que mobilizou milhares de pessoas na busca de tratamento da AME. Na época, éramos cerca de vinte mulheres e organizamos um brechó de brinquedos que arrecadou R$ 15 mil reais. Ficamos imensamente felizes com essa conquista e, ainda mais, quando soubemos que a Juju conseguiu a medicação de que precisava.
Nesse momento, sentimos que nossa missão ainda não estava cumprida. Afinal, se conseguimos levantar esse valor em tão pouco tempo, o que mais seríamos capazes de fazer juntas? E, assim, surgiram as Meninas Unidas pelo Bem. Novas integrantes foram se juntando ao grupo. Passamos a visitar as famílias que nos procuravam. Conhecemos diversas realidades e ajudamos como podíamos: cestas básicas, medicamentos, roupas, móveis e material de higiene. Fomos para as portas de supermercados arrecadar alimentos, acionamos empresas, divulgamos campanhas, realizamos almoços, brechós solidários, pedágios, engajamos famílias e amigos e nos mobilizamos dia após dia para ajudar a quem precisava.
Além de ajudar a suprir essas necessidades básicas, também queríamos proporcionar momentos de alegria. Então começamos a fazer festas de Páscoa, dia das crianças e Natal, sempre ao lado de parceiros, com objetivos alinhados com os nossos. E, quanto mais ajudávamos, mais queríamos ajudar.
Chegou, então, a hora de ir além. Em maio de 2023, nos tornamos oficialmente uma associação. A cor da camiseta que vestíamos deu novo nome ao grupo: Roxinhas. Em novembro de 2023, conseguimos nossa sede, cedida pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Hoje, somos 27 voluntárias, temos mais de 800 famílias cadastradas em nosso sistema, um banco de alimentos, um carro próprio, um brechó solidário, diversos parceiros, participação em eventos e o mais importante de tudo, a confiança e o reconhecimento da comunidade.
Além de continuar estendendo a mão a quem precisa, agora temos objetivos ainda maiores: queremos ajudar as pessoas a serem protagonistas das suas trajetórias através de iniciativas voltadas para educação, saúde, esporte e empreendedorismo. E já visualizamos um futuro cheio de realizações. Juntas, fazendo o bem e se apoiando umas às outras. Se tem algo que aprendemos nesse tempo é que quando existe uma vontade verdadeira de fazer o bem, tudo é possível.